quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"All I want for Christmas is you"

Hoje deparei-me com algo inédito na minha (curta) vida de jovem - uma sesta. Salvo raras excepções de férias desenfreadas ou dias 'after-party', este fenómeno do sono e da consciência raramente me bate à porta. Porém, hoje, sucumbi e colapsei ridiculamente na minha cama - sem sequer a desfazer - e toda vestidinha para sair. Estava cansada. Não, estafada. Toda a constante agitação (de corpos) a que estou sujeita dia após dia após dia - trabalhos, projectos, estudo, cursos, actividades, palestras e afins! (ufa) - provoca em mim um certo desassossego. As curtas horas de sono nocturnas não ajudam e as esporádicas saídas só prejudicam aquela já frágil e ténue sanidade mental que ameaça a cada momento abandonar-me e partir à descoberta de novos mundos. Penso demais nas coisas. O meu queridíssimo cérebro funciona a mil à hora, 24/24, 7 dias por semana, sem direito a descanso - nem fins-de-semana, nem feriados nem, vejam só, greves! Sim, porque ao menos podia cessar a sua actividade hiperactiva de estímulos vários por, nem que fosse, uma hora. Mas não. Até a dormir me atormenta - ele é sonhos, pesadelos, preocupações, estados de consciência alterados, inconsciente a enviar mensagens difusas e confusas nonstop e, vejam só, estado REM com uma duração demasiado elevada (farta de agitação já eu estou. 'PIM, MORRA, PIM' o REM insistente!) e eu, que sempre tive (outrora) um sono pesado daqueles que nem uma bomba conseguiria despertar, dou por mim a acordar ao mais ínfimo estímulo exterior! GRRR. E a sensação constante de vertigens e acordar com um impulso nervoso e uma mensagem de 'PERIGO IMINENTE' ou 'ESTÁS A CAIR' não abona nada ao meu descanso.

Por tudo isto e muito mais (voltamos àquele 'tu' que me mantém acordada e tira o sono, deixando entrever linhas de reflexão nocturnas exageradas) é que eu hoje adormeci como nunca tinha adormecido. Aconchegada, profundamente e, como uma criança, leve. Por fim, um minuto de descanso (horas até). Por fim, o tão esperado adeus às insónias. Por fim. Dormir.

Quando acordei qual não foi o meu espanto (para além de estar tapadinha com uma manta «obrigada, mãe») de verificar que 'já é Natal'. Sim, dormi tanto que acordei no Natal. 'Ela enlouqueceu de vez!' dizem vocês. Mas não. Quando acordei toda a minha casa estava decorada de acordo com a tradição, o cheirinho a comida remetia para dias natalícios que sempre me animam e o tempo frio e cinzento trazendo boas memórias de anos passados. Como eu adoro o Natal. As luzes, as comidas, as pessoas na rua, o rebuliço feliz, os cheiros, os convívios com as pessoas mais importantes da nossa vida.

Este ano, porém, só quero uma coisa. TU. ou, pelo menos, alguma compreensão e dissipação da minha confusão mental. Quero, apenas, ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

toca-me ao de leve, com gentileza. e, depois, quando me tiveres cativado, poderás então fundir a tua alma à minha.

as palavras são coisas curiosas, há quem diga que dão vida. por isso, escreve. dá-me vida.